Pedagogia, perguntado por pinhocamila2, 10 meses atrás

“O estudante Pedro Michel Platini tem 28 anos e é aluno do segundo período no curso de matemática da Universidade Federal do Pará, em Belém. Porém, ao contrário dos outros acadêmicos, não tem livre acesso a todos os espaços do campus e ao conhecimento compartilhado pelos professores durante as aulas de laboratório. Deficiente visual, Michel não consegue contar com a ajuda do acervo de mais de 80 mil obras da biblioteca central da instituição para estudar.

O aluno ingressou na UFPA pelo sistema de cotas, adotado pela instituição desde 2011. Durante o processo seletivo, Michel fez as mesmas provas que os demais alunos – a diferença está no formato: os estudantes com deficiência visual contam com provas feitas em tamanho ampliado, transcritas em braile ou através de um programa de computador que transforma texto em áudio.

Porém, após ser aprovado, o aluno enfrenta dificuldade em estudar. Faltam livros e professores preparados para conduzir as aulas de forma que ele possa acompanhar os demais colegas. “Eu não participo das aulas de laboratório em informática, por exemplo, porque não tenho aproveitamento. Não há nem equipamento, muito menos software adequado. O professor está até checando uma alternativa, mas enquanto isso, não faz muito sentido ser ouvinte numa aula em que a parte prática é evidente”, denuncia.

Para Michel, o primeiro semestre de 2012 foi o mais difícil. Nas duas avaliações iniciais o aluno contou apenas com o que ouviu em sala de aula para fazer as provas, o que resultou em duas notas 4,5. Faltando dois dias para a terceira avaliação ele recebeu material em braile, e conseguiu uma média 9. Na avaliação final, com tempo para estudar, terminou o semestre com 9,5 (...)”.

Disponível em: . Acesso em: 15 jan.2019.



Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. O caso do Michel só confirma o despreparo da instituição (UFPA) diante da inclusão de alunos com as mais variadas deficiências.


PORQUE



II. A maior dificuldade que esse aluno enfrenta não se encerra apenas na questão do acesso limitado a material especializado, e sim em encontrar professores que estejam dispostos a sair da sua zona de conforto para buscar novas metodologias e promover uma inclusão real desse e de outros alunos em condição semelhante.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lurdesfaria
290

Resposta:

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


pryscilasalles: correto
medf1550145: correto
Collins1914: Aap3 - Educação Inclusiva

1-d)  I, II e III apenas.

2-a)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

3-e) Bernardo não foi bem nos cursos de Filosofia e História, visto que os professores não mantinham contato visual com ele, durante as aulas.

4-c) a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento PNEEPEI.

CORRIGIDAS PELO AVA.

DE UM CORAÇÃOZINHO POR FAVOR ;)
milena4540: Corretíssimo corrido pelo ava
Muito obrigado
fernandesazevedo1973: Correto !!!
igorraphaell23: corretoo!!!!!!!!!!!!!!!!!
wallac: tudo certo.
Respondido por viniciusrm19
9

O caso do aluno Michel descrito, revela um grande despreparo dos educadores, pela falta de disposição para buscar novas metodologias que fundamentem a inclusão eficaz deste aluno A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Inclusão na Atualidade

A inclusão é um processo complexo, o qual está alinhado com diversas deficiências, que possam gerar o atendimento eficiente e acesso ao conhecimento.

O caso de Michel revela mais um exemplo de grande despreparo dos professores, exigindo uma postura mais ativa, a fim de se gerar novas metodologias e adaptação para estas realidades.

Mais sobre inclusão: brainly.com.br/tarefa/17331477

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes