O estruturalismo enquanto método tem em Durkheim (1960) um dos seus fundadores. Herdando do positivismo parte de seu método, ele considera que se faz necessário compreender a sociedade em sua condição de construção coletiva. Há funções determinantes para a produção dos fatos sociais. Uma solidariedade move os agentes na produção dos fenômenos coletivos. Para Durkheim (1960) o fato social é determinante, e não a conduta particular e o comportamento do indivíduo é um problema da Psicologia e não da Sociologia. Logo, a educação é um fenômeno social. É uma condição necessária para a construção da vida em coletividade. Portanto, ela tem uma produção de vários agentes. DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 2. ed. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo, 1960. Sobre a função da educação para Durkheim, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A educação deve ter um senso crítico, para Durkheim. Ela deve transformar a sociedade e ter a preocupação da justiça social acima do conhecimento científico. Não há razão da escola ser sem uma formação humanista. Alternativa 2: Ela deve atender aos interesses do indivíduo. A particularidade em toda a sua necessidade deve ser atendida pela formação escolar. Desta forma, deve-se entender a necessidade do sujeito acima das questões sociais. Alternativa 3: O indivíduo é mais importante que a coletividade. Esta é a função da escola. Dar a cada pessoa um potencial que a diferencie das demais. Logo, cabe a educação demonstrar que a particularidade vence a coletividade. Alternativa 4: Para Durkheim educar é um ato de amor. É assim que ele resume o papel do educador e do educando. Uma relação afetiva. Dar ao sujeito um sentimento de pertencimento a vida em sociedade superando seus traumas particulares. Alternativa 5: A escola é um agente subordinado as necessidades do corpo social. Logo, ela deve preparar o indivíduo para a vida em coletividade. A função social da escola é qualificar o sujeito para que ele cumpra com eficiência seu papel na sociedade.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada questão por vez para poder apontar a alternativa correta ao final:
1) Falsa. Para Durkheim, a educação nada mais é do que um conjunto de ações exercidas sobre aqueles que ainda não atingiram a maturidade e que, portanto, necessitam de socialização.
2) Falsa. Para Durkheim, a educação serve principalmente à sociedade.
3) Falsa. Para Durkheim, a coletividade é mais importante que o indivíduo.
4) Falsa. Durkheim não compreende o educar desta forma.
5) Verdadeira. Tratam-se das concepções de Durkheim a respeito da educação.
Como apenas a alternativa 5 é verdadeira, trata-se da resposta correta.
Resposta: Alternativa : E
Explicação:
5: A escola é um agente subordinado as necessidades do corpo social. Logo, ela deve preparar o indivíduo para a vida em coletividade. A função social da escola é qualificar o sujeito para que ele cumpra com eficiência seu papel na sociedade.