O ESTRUTURALISMO É UMA CORRENTE METODOLÓGICA DERIVADA DA OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS SOCIAIS , SUAS COMPARAÇÕES E A BUSCA DE UM CRITÉRIO UNIVERSAL DE ANÁLISE DE VIDA SOCIAL . ELEMENTOS COMUNS ACABAM POR SER ENCONTRADOS NAS SOCIEDADES HUMANAS .DEVEM SERVIR DE ALICERCE PARA A OBSERVAÇÃO DAS MAIS DIVERSAS SOCIEDADES .NÃO POR ACASO , O ESTRUTURALISMO FOI PIONEIRO NA FUNDAÇÃO DA ANTROPOLOGIA.
SOBRE O ESTRUTURALISMO E SUA DEFINIÇÃO METODOLÓGICAS , AVALIE AS ASSERÇÕES A SEGUIR E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS.
TODA E QUALQUER ANÁLISE SOCIAL DEVE PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE OS FENÔMENOS SOCIAIS SÃO COISAS , NA MESMA CONDIÇAO DAS COISAS MATERIAIS , MAS DIFERENTES EM SUA NATUREZA .
PORQUE
SÓ ASSIM ELE PODERÁ SER COMPREENDIDO EM SUA DIMENSÃO OBJETIVA , SEM QUALQUER INTERFERÊNCIA DE VALOR MORAL. A SUBJETIVIDADE POLITICA , IDEOLÓGICA ACABA POR DISTORCER E GERAR IMPARCIALIDADE NA OBSERVAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS.
A RESPEITO DESSAS ASSERÇÕES , ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
( ) AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS MAS A II NAO É JUSTIFICATIVA DA I.
( )AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
( ) AS ASSERÇÕES I É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA E A II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA.
( ) A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO FALSA E A II É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
( ) AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS.
Soluções para a tarefa
no meu ponto de vista a primeira é verdadeira e a outra não.
Resposta:
( V ) AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I.
Explicação:
O estruturalismo é uma construção teórica iniciada pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss, com o propósito de construção de modelos arquetípicos, ou seja, das expressões que objetivam as ações das organizações e nas suas das formas de organizar.
O estruturalismo deu maior cientificidade às pesquisas, onde a teoria é formada com base em processos cognitivos, isto é, com base nas experiências vivenciadas.
Cada objeto é visto como parte de uma estrutura, sendo determinado por todos os outros que o cercam. Desta forma, um único objeto não possui independência, ou seja, somente se tornará claro se integrado à estrutura da qual faz parte
A crítica mais importante ao formalismo do estruturalismo esta relacionada, com a ausência de uma visão mais dinâmica. Ao visualizar e apreender apenas os fenômenos sociais por meio de um tempo mítico, evita considerar as modificações na ordem de sua história, levando a subestimar a função dos movimentos sociais, sobre a reestruturação e transformação da vida social das pessoas.
Bons estudos!