"O estilo Eclético surgiu na Europa e obteve sua maior manifestação no século XIX. O intenso crescimento da sociedade urbana e industrial, causada pela Revolução Industrial, impulsionou a produção de artefatos em grande escala, antes produzidos de forma artesanal, e afetou profundamente as relações sociais, econômicas, políticas e posteriormente os modos de produção. Por consequência, o panorama arquitetônico também foi influenciado, de forma que, a produção industrial de estruturas em ferro renovou a arquitetura, e foi incorporada no estilo arquitetônico denominado Eclético. No Brasil, um dos exemplos de arquitetura eclética é o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentado na figura a seguir. A edificação, construída no início do século XX, foi executada com materiais nobres importados da Europa e faz clara referência a arquitetura da Ópera Garnier de Paris, edificação mundialmente conhecida por seu conceito eclético."
LORENZONI, Hélade de Oliveira. O Eclético. In: Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. Porto Alegre: SEPesq, 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2019.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2019.
Ao observar o edifício do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é possível identificar uma arquitetura eclética em sua fachada, pois
Escolha uma:
a.
existe a criação de um novo estilo arquitetônico, com a aplicação de elementos arquitetônicos novos e personalizados, como as colunas e a cúpula, uma nova combinação de cores e uma volumetria incomum.
b.
existe a predominância do estilo clássico, com uma volumetria simétrica e imponente, elementos arquitetônicos característicos, com colunas e frontão.
c.
existe uma combinação entre o estilo clássico e barroco, diferentes materiais e cores, e diversos detalhes arquitetônicos, por exemplo, elementos ornamentais e colunas.
d.
existe a aplicação de um conceito arquitetônico característico do inicio da Revolução Industrial, que demostra uma liberdade construtiva, possível através da utilização de materiais e elementos industriais.
e.
existe a predominância do estilo barroco, com uma volumetria extravagante composta por curvas, cúpulas e elementos arquitetônicos ornamentais e em formatos variados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Ao observar o edifício do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é possível identificar uma arquitetura eclética em sua fachada, pois:
c. existe uma combinação entre o estilo clássico e barroco, diferentes materiais e cores, e diversos detalhes arquitetônicos, por exemplo, elementos ornamentais e colunas.
Observamos o estilo eclético do edifício do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em suas fachadas que misturam principalmente elementos clássicos e barrocos.
As fachadas do edifício possuem ainda, elevado teor simbólico com esculturas feitas pelo artista brasileiro Bernadelli, vitrais alemães e nomes grafados de mestres da música e da dramaturgia nacionais e mundiais.
Bons estudos!
pliniotangary:
No meu AVA, inverteram a ordem, mas esta certíssimo.
Perguntas interessantes