Pedagogia, perguntado por jokatecnologo, 1 ano atrás

O Estágio Supervisionado deve favorecer a aquisição de conhecimentos acerca da realidade escolar e de sala de aula. Nesse entendimento, nos reportamos ao pensamento de Vázquez, (1968 apud SAVIANI, 2005, p. 73): “Entre a teoria e a atividade prática transformadora, se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para desenvolver ações reais, efetivas. Nesse sentido, uma teoria é prática na medida em que se materializa, através de uma série de mediações, o que antes só existia idealmente, como conhecimento da realidade ou antecipação ideal de sua transformação". SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 37ª ed. 2005. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). Nesse sentido, a materialização das ideias sob o princípio da práxis ocorre: I. Na dimensão política, que nos propicia pensar na relação dialética. ​II. Na compreensão da prática, no sentido utilitário, que visa o imediatismo. III. Na atividade humana, compreendida como prática e teoria ao mesmo tempo. IV. Na medida em que ideias, pensamentos saem do seu plano teórico e se transformam, saem da subjetividade para a objetividade. Está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
54

Olá!



As alternativas I, II e IV estão corretas.



Partindo deste ponto, fica claro notar que a dimensão teórica não está no mesmo campo a práxis, ou seja, a atividade humana é elencada em dois grupos, esses ,que podem ser desenvolvidos na atuação e outro sobre seu entendimento.


Deste modo, é importante pensar na práxis como atividade formadora, colocando o indivíduo em uma posição de atuante, sendo o educador ou pedagogo um facilitador do conhecimento para sua execução.



Até mais!


jokatecnologo: pg.90
Respondido por flaitondveniciu
40

bom estou na duvida para mim a resposta certa e 1, 3 e 4

pois na pag 89 diz "não se confundindo com a prática no sentido

utilitário, voltada para os imediatismos decorrentes das necessidades dos setores

produtivos da sociedade, os quais visam somente os “resultados”,


Perguntas interessantes