O Estado Novo foi um governo democrático explique
Soluções para a tarefa
o Estado Novo, estabelecido por Vargas, é dotado de uma realidade um tanto quanto paradoxal: era um governo popular (e populista), mas não era democrático.
Era popular na medida que recebia grande apoio da população, sendo comuns as marchas de trabalhadores em homenagem à Getúlio Vargas, "o pai dos pobres", e as medidas tomadas pelo governo (criação da Previdência Social e da Carteira de Trabalho, por exemplo) eram bandeiras de lutas populares.
Não era democrática, contudo, na medida em que perseguia os seus adversários políticos, por meio da prisão e da censura, e organizou golpes contra as instituições democráticas, de modo que eleito em 1930, Vargas, por uma série de golpes políticos, manteve-se no poder até 1945, quando acabou a Segunda Guerra Mundial.
Na verdade o Estado novo foi um período de grande concentração do poder no executivo Federal. O período que caracteriza o estado novo vai de 1937-1945, também conhecido como período da economia de Guerra, uma vez que a segunda guerra mundial estava prestes a acontecer (1939) e o Nazifascismo estava crescendo cada vez mais com a influência de Hitler na Alemanha. Vargas utilizou como pretexto para declarar a centralização do poder e criar a constituição de 1937 o Plano Cohen, que dizia que existia um complo comunista que surgia com a ANL (partido opositor à Vargas) no Brasil e também com a ascensão do comunismo no Mundo, que era considerado a "ameaça vermelha", liderada pela URSS que foi o primeiro país socialista a surgir no mundo.
Espero ter ajudado.