O Estado Moderno surgiu na segunda metade do século XV, em países como Inglaterra, França e Espanha; posteriormente, foi adotado também por outros países europeus. Segundo Matias Pereira (2010, p. 17): É oportuno lembrar que a crise do sistema feudal, no período final da Idade Média, contribui para a formação das monarquias nacionais e para a consolidação da autoridade do rei. Dessa maneira, no espaço da suserania feudal – apoiada na relação senhor/vassalo –, o Estado moderno desenvolveu a noção de soberania pela qual o soberano (governante) tinha o direito de fazer valer suas decisões perante os súditos (os governados) que viviam no território do Estado. Assinale a alternativa correta que corresponde a primeira fase do Estado Moderno.
A Monarquia.
B Estado Liberal.
C Estado Moderno.
D Autarquia.
E Estado Feudal.
A resposta correta é a letra (A)- Monarquia, página 26 do livro Gestão Pública Contemporânea.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A alternativa correta é a A.
Com o fim do feudalismo, o estado monárquico, absolutista e centralizado teve lugar nos países da Europa. As antigas relações entre os donos de terras e camponeses deram lugar às interações entre rei e subordinados a partir do século XIV.
Com isso, a burguesia, que vinha se desenvolvendo e enriquecendo, teve sua ascensão social tolhida, pois apesar de serem influentes economicamente, muitas vezes não faziam parte da nobreza.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás