O Estado Moderno surgiu na segunda metade do século XV, em países como Inglaterra, França e Espanha; posteriormente, foi adotado também por outros países europeus. Segundo Matias Pereira (2010, p. 17): É oportuno lembrar que a crise do sistema feudal, no período final da Idade Média, contribui para a formação das monarquias nacionais e para a consolidação da autoridade do rei. Dessa maneira, no espaço da suserania feudal – apoiada na relação senhor/vassalo –, o Estado moderno desenvolveu a noção de soberania pela qual o soberano (governante) tinha o direito de fazer valer suas decisões perante os súditos (os governados) que viviam no território do Estado. Assinale a alternativa correta que corresponde a primeira fase do Estado Moderno.
A Monarquia.
B Estado Liberal.
C Estado Moderno.
D Autarquia.
E Estado Feudal.
A resposta correta é a letra (A)- Monarquia, página 26 do livro Gestão Pública Contemporânea.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A alternativa correta é a A.
Com o fim do feudalismo, o estado monárquico, absolutista e centralizado teve lugar nos países da Europa. As antigas relações entre os donos de terras e camponeses deram lugar às interações entre rei e subordinados a partir do século XIV.
Com isso, a burguesia, que vinha se desenvolvendo e enriquecendo, teve sua ascensão social tolhida, pois apesar de serem influentes economicamente, muitas vezes não faziam parte da nobreza.
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás