O Estado moderno surge para dar garantia e segurança nas relações burguesas que se desenvolviam confrontando-se com a organização feudal. Com a monopolização da força e das normas de proceder, é o Estado quem finca os limites do exercício da liberdade e os faz respeitar. Com isto esperava-se a paz social e o bem-estar dos cidadãos, o que não se concretizou. Atuações mais profundas foram reclamadas desta organização, que passaram a ocorrer mediante determinações legais.”
(DERANI, Cristiane. Política pública e a norma política. Revista da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n.41, p.19-28, jul. 2004.)
A tensão entre os interesses de uma classe – burguesia – e o bem-estar coletivo são marca da constituição do Estado Moderno, conforme vimos no texto de Cristiane Derani.
Assinale, a seguir, a alternativa que caracteriza adequadamente o Estado Liberal e o Estado Social, dentro do contexto do Estado Moderno citado acima.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alguem me ajude por favor!
Respondido por
0
Resposta:
Estado liberal compreende reduzida intervenção estatal e defende as liberdades individuais e comerciais. Estado social considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção do bem comum.
Explicação:
Perguntas interessantes