“O Estado é uma instituição que representa o interesse do bem comum.” Critique essa afirmação usando conceitos marxistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
248
O marxismo enxergava o Estado capitalista como corrupto por subjugar camadas sociais à aquelas que são favorecidas (relação entre empresário e proletariado). Dessa maneira o Estado tende a favorecer a camada social mais alta, mesmo que possua um número menor de indivíduos, ao invés de trabalhar para o bem comum. Dessa maneira, Marx cria a ideia do Estado Socialista que quebraria o paradigma das classes sociais.
KidoPlays:
OBRIGADOOO!!! Você não faz ideia do bem que me fez. Eu sou um horror em filosofia... e o pior é que eu ainda tenho que responder mais quatro perguntas. :'(
Respondido por
47
A ideia de que o Estado é uma instituição que representa o interesse do bem comum é parcialmente confrontada pelos conceitos marxistas, que enxergam o estado como resultado direto da classe social que o controla.
Para o Marxismo, o Estado deveria ser tomado e controlado pelo proletariado por meio da Revolução Socialista, que implementaria uma Ditadura do Proletariado e retiraria qualquer resquício de burguesia do poder.
Somente assim é que o Estado se transformaria em uma instituição que representa o interesse do bem comum, quando o próprio povo o controlasse.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/3556679
Anexos:
Perguntas interessantes