O Estado é um importante agente produtor do espaço e sua atuação é intencional, ou seja, age de forma a privilegiar determinado grupo, segundo suas expectativas a respeito de determinadas situações. A respeito da atuação do Estado, no que diz respeito aos privilégios das classes menos e mais favorecidas, analise as afirmativas:
I - A tendência é atuar de forma a privilegiar o capital e, assim, os segmentos detentores do mesmo, pois é fundamental ao Estado o desenvolvimento econômico.
II - Atua de forma neutra, no intuito de não privilegiar de nenhuma forma qualquer grupo da sociedade, mesmo que os interesses sejam contrários.
III - Tende a atuar de forma a privilegiar sempre a classe dominante, não havendo racionalidade fundamentada nos princípios do equilíbrio social, criando e tendo sempre que mediar tal conflito.
IV - Não atua nesse campo de conflito, o papel do Estado é apenas elaborar leis e criar instituições para que se tenha uma organização na sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
I é verdadeira na perspectiva marxista, de modo que os sujeitos mais ricos tendem, paradoxalmente, a ter mais proteções estruturais do Estado que os mais pobres.
II é falsa, posto que o Estado sempre privilegia uma classe ou outra.
III é verdadeira na perspectiva marxista, posto que seria organizado justamente por esta classe.
IV é falsa, o Estado, por mais que se pretenda neutro, sempre age em um sentido ou outro - pois não agir é impossível.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás