O Estado é o criador e destinatário das normas referentes aos direitos fundamentais. Cabe a ele garantir tais direitos, por meio de sua conduta. Esse é o pacto que ele realizou com a sociedade. A partir dessa premissa, decorre o dever de tutela do Estado em relação aos direitos fundamentais.
No que se refere ao dever de tutela, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Estado não deve antecipar-se à conduta violadora, por isso deve abster-se de legislar sobre situações ainda não concretizadas.
b. O dever de tutela do Estado compreende apenas o dever de proteger os direitos fundamentais e não o de observar, ou abster-se de cometer conduta lesiva a tais direitos.
c. A fim de proteger os direitos fundamentais o Estado jamais deve abster-se em sua conduta, espera-se que este atue positivamente na proteção de tais direitos, especialmente quanto aos individuais.
d. O Estado deve buscar, a qualquer custo, o cumprimento de um direito, não cabendo a ele ponderar sobre eventuais excessos, pois possui legitimidade para tanto.
e. O princípio da proporcionalidade implica em estabelecer, segundo a racionalidade jurídica, critérios objetivos para a efetividade do dever de tutela do Estado.
Soluções para a tarefa
Sobre o dever de tutela podemos afirmar que e. O princípio da proporcionalidade implica em estabelecer, segundo a racionalidade jurídica, critérios objetivos para a efetividade do dever de tutela do Estado.
No que se refere ao dever de tutela podemos considerar que um princípios que estabelece critérios diante da efetividade do dever de tutela é o princípio da proporcionalidade. É considerado como implícito de uma Constituição Federal com a limitação de atuação estatal diante do exercício do poder dos direitos.
O que é o dever estatal de tutela?
É um termo que se refere a proteção por meio do Estado diante da proteção ativa de um direito fundamental que se baseia na luta contra as ameaças diante da violação provenientes.
Saiba mais sobre tutela em https://brainly.com.br/tarefa/14860832
#SPJ2