O Estado é central na elaboração, implantação e gerenciamento das políticas ambientais. Porém, isso, não exclui a população das questões relacionadas aos problemas ambientais. No processo de industrialização, poluição e desmatamento além da natureza ser afetada a população também é afetada. Sendo assim, as políticas ambientais podem beneficiar o meio ambiente e ao mesmo tempo a população. Ocorrem que as políticas de sustentabilidade ambiental priorizam a natureza, expondo a população ao deslocamento de seus territórios, as mudanças de suas práticas tradicionais, gerando insustentabilidade social. Em geral, as políticas de sustentabilidade ambiental estão preocupadas com interesses de determinados grupos e não assumem responsabilidade social para com a população. Esse é um dos fatores que as políticas ambientais devem ponderar nas suas formulações e a atuações, para que a sustentabilidade beneficie ambos: meio ambiente e sociedade.
Elaborado pela professora.
Assim, com base nesta informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
Alternativa 1: O Estado e a população devem desenvolver políticas de insustentabilidade social.
Alternativa 2: A população está isenta de se preocupar com questões ambientais, pois essas ações não as afeta.
Alternativa 3: As políticas de sustentabilidade ambiental devem priorizar o meio ambiente e desconsiderar a população.
Alternativa 4: Ao formular políticas ambientais o Estado privilegia a população. Sua principal preocupação é não prejudicar a população e zelar pelo bem estar da sociedade.
Alternativa 5: O Estado é responsável pela implantação das políticas ambientais. A sociedade pode ser afetada por políticas de sustentabilidade ambiental caso essas priorizem somente o meio ambiente e desconsiderem a população. Muitas das políticas ambientais geram políticas de insustentabilidade ambiental.
Alternativa 5.
O Estado é responsável por qualquer tipo de política pública, principalmente as políticas ambientais, como destacado no texto.
Diante disso, é preciso que o Estado seja capaz de criar políticas públicas que tanto valorizem o patrimônio ambiental já existente, como estimular a conscientização da população sobre a importância da preservação do ambiente por meio da Educação Ambiental.