O estabelecimento da República, a bem da verdade, o estabelecimento da Federação, permitiu que as diversas oligarquias ascendessem ao poder, no âmbito regional, assumindo o controle da máquina administrativa, em particular, da fiscalidade, construindo mecanismos para sua eternização no poder.
MONTEIRO, Hamílton de Mattos. Da República velha ao Estado novo: o aprofundamento do regionalismo e a crise do modelo regional. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.).História geral do Brasil: da colonização portuguesa à modernização autoritária. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990. p. 302.
O texto refere-se ao sistema de mando denominado:
a)
Coronelista.
b)
Federalista.
c)
Municipalista.
d)
Imperialista.
e)
Patrimonialista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta letra A
Os coronéis eram pessoas que já tinham o poder deste a instituição da guarda nacional, no período do império brasileiro. Faziam parte de famílias poderosas em cada estado e forçavam os eleitores votarem em seus candidatos.
Os coronéis exerciam poder na região que moravam e conseguia por meio desse poder angariar votos, em troca de favores para os deputados e presidente.
Os coronéis mais poderosos faziam alianças e escolhia quem iria apoiar durante as eleições, em troca o politico eleito conseguiria dispensar recursos para esses locais onde os coronéis dominavam.
Perguntas interessantes