Biologia, perguntado por FabricioMoreira9780, 1 ano atrás

O esquema representa uma célula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmáticas estão indicadas por letras (A e B). Aminoácidos radioativos incorporados por essa célula concentram-se inicialmente na região A. Após algum tempo,a radioatividade passa a se concentrar na região B e pouco mais,tarde pode ser detectada fora da célula. Agora as perguntas


A) Explique em termos funcionais, a concentração inicial de aminoácidos radioativos na estrutura celular A.


B) Como se explica a detectação da radioatividade na estrutura B e, em seguida fora da célula?


AlefOak: Preciso da imagem. Já sei quais são as organelas, mas não sei qual responde por A e qual responde por B.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
77

Busquei a imagem na internet e vou subir ela aqui pra facilitar o entendimento.

Resposta da A)

A estrutura celular A é o retículo endoplasmático rugoso, que promove a síntese de proteínas (tanto das que serão exportadas quanto das que permanecerão na célula).

Os aminoácidos estão em "excesso" na região A porque eles são utilizados na produção das proteínas pela organela. É por meio da combinação desses monômeros que se dá a formação das grandes cadeias peptídicas. Após o processo de digestão, essas menores partes de uma molécula entram nas células para serem utilizadas em novos componentes. Portanto, os aminoácidos estavam lá para serem utilizados na produção de novas proteínas.

Resposta da B)

Como dito no item anterior, em A ocorre a produção das proteínas. Quando saem do RER, essas novas moléculas são encaminhadas ao Complexo de Golgi (estrutura B) para então poderem ser secretadas por meio de vesículas de secreção.

Portanto, no Complexo de Golgi há radioatividade porque há proteínas produzidas a partir daqueles aminoácidos, e fora da célula estão as proteínas que foram secretadas.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/352322

Anexos:
Respondido por xmaggiemarquesx
2

a) A estrutura celular A se trata do retículo endoplasmático, os aminoácidos se encontram em excesso, pois os mesmos são usados para a produção de proteínas.

b) A estrutura B se trata do Complexo de Golgi, é apresentada uma radioatividade devido à produção de proteínas por meio dos aminoácidos e essas proteínas depois serão secretadas para fora das células.

Características do Retículo Endoplasmático

  • Tem como principal característica a síntese proteica.
  • É dividido em retículo endoplasmático rugoso e liso.
  • O retículo rugoso é o responsável pela glicosilação de glicoproteínas para a produção dos fosfolipídios, assim como a montagem de proteínas.
  • O retículo liso tem como função sintetizar os ácidos graxos, esteroides e fosfolipídios.

Características do Complexo de Golgi

  • Se encontra em células eucarióticas, sendo uma estrutura formada por um conjunto de vesículas achatadas que formam uma pilha de vesículas.
  • É responsável por vários processos, sendo o principal a secreção de substâncias celulares.

Entenda mais sobre o Complexo de Golgi aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/23116327

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes