Física, perguntado por leidre, 10 meses atrás

o esquema abaixo é de um objeto O na frente de um espelho plano E, que se encontra na vertical. Inicialmente, o espelho se encontra na posição P, a uma distância d do objeto. Movendo-se o espelho para a posição P1, a distância da imagem de O até o espelho é 10 cm. Se o espelho é movido para a posição P2 passa a ser de 16 . P1 e P2 estão igual a distância de P. A distância inicial, d, entre o objeto e o espelho é:​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Analisando os movimentos relativos de objeto, imagem e espelho, temos que d = 6,5 cm.

Explicação:

Quando o espelho estava em P1 a distancia imagem objeto era de 10 cm, logo sabemos que a distancia de P1 até O é de 5 cm, pois é  metade, uma vez que a outra metade da distancia esta dentro do reflexo do espelho.

Após o espelho andar a distancia P1,P2 esta distancia aumentou em 6 cm e note que toda vez que um espelho se move, a distancia imagem objeto se move o dobro do que o espelho se moveu, pois o objeto até o espelho estão se afastando e o reflexo dentro dele també, ou seja, este 6 cm, foram o dobro da distancia que o espelho andou, logo, este espelho andou 3 cm.

Assim sabemos que a distancia entre P1 e P2 é de 3 cm.

Como P estava no meio entre P1 e P2, então a distancia de P até P1 é de 1,5 cm e como sabemos que de P1 até O é 5 cm, então ao todo temos que de P até O a distancia é de 1,5 + 5 = 6,5 cm.

Assim temos que d = 6,5 cm.

Perguntas interessantes