Ed. Física, perguntado por danielimoraes2, 6 meses atrás

O esporte pode ser considerado um dos maiores fenômenos socioculturais da sociedade contemporânea, pois a sua expressão e o seu significado são causadores de mudanças comportamentais.

O esporte também é entendido como uma prática social que compreende os aspectos lúdicos da cultura corporal, traduzindo os sentidos e significados da sociedade. Um dos princípios básicos aplicados aos educandos da EJA é o compromisso com as experiências e vivências que trazem na sua bagagem cultural.

Para refletir sobre o tema, considere a situação a seguir.
Diante desse cenário e ciente do seu papel como professor de educação física no cumprimento das metas estabelecidas para a EJA, como você relacionaria o futebol com as questões do mundo do trabalho? Justifique sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kleitom5664
3

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O ensino do esporte nas aulas de educação física pode propiciar aos educandos uma leitura de sua complexidade social, histórica e política, além do reconhecimento das dimensões técnica e tática. Nesse arcabouço, há o entendimento crítico das manifestações esportivas por meio de elementos básicos inerentes a competições esportivas, como as regras e os regulamentos.

Nesse sentido, é possível relacionar o futebol à chamada "Lei do Passe" (Lei nº 6.354/76, que dispõe sobre a forma, o conteúdo e os requisitos do contrato de trabalho do jogador de futebol, bem como suas obrigações para com o clube empregador; BRASIL, 1976), em que o passe era um vínculo extracontratual que prendia os jogadores aos clubes esportivos, ou ao caso Bosman (WOLTMANN et al., 2019), que desencadeou uma série de mudanças nos contratos de trabalho entre jogadores e clubes, em que os jogadores teriam direito à livre circulação de profissionais, salientando o modo de trabalho e as relações trabalhistas de forma a conhecer a realidade local, do Brasil e do mundo, relacionando-as ao contexto corporal. Além disso, compartilhar os seus conhecimentos locais e regionais pode contribuir para a construção de novos saberes.

Dessa forma, o professor pode fazer um jogo em que a turma é subdividada em grupos, com cada um representando um clube de futebol. Os grupos devem fazer transações de jogadores entre eles, porém com um limite orçamentário e a participação destes na negociação.

Explicação:

Perguntas interessantes