O esporte adaptado chegou no Brasil no final da década de 50, por meio de Robson de Almeida e Sérgio Del Grande, quando retornaram dos Estados Unidos, após vivenciarem o esporte adaptado. As paralimpíadas e as surdolimpíadas são competições extremamente importantes para a pessoa com deficiência, elas possibilitam que deficientes possam participar de competições esportivas e sintam-se incluídos e valorizados no esporte de alto rendimento.
FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
Avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas considerando a importância do esporte de alto rendimento para atletas com deficiência.
I. O esporte adaptado possibilita a inclusão de diversos indivíduos que apresentem deficiência e caminha para alto rendimento.
II. O esporte adaptado atribui sentido à vida dos atletas, pois possibilita que o indivíduo deficiente pratique esportes como qualquer outra pessoa.
III. O esporte adaptado desempenha a função de incluir a percepção de competência e identidade pessoal como atleta e não como deficiente físico.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V; V; F.
Alternativa 2:
V; F; V.
Alternativa 3:
V; V; V.
Alternativa 4:
F; V; F.
Alternativa 5:
F; F; F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
I é verdadeira, havendo diversos modos diferentes de adaptar os esportes, de acordo com necessidades diferentes, e há competições internacionais que os tornam de alto rendimento.
II é verdadeira, uma vez que tais esportes se constituem como uma espécie de "ponte" entre o deficiente e o mundo esportivos de alto rendimento.
III é verdadeira, já que o atleta, por meio da adaptação, pode realizar feitos que são impossíveis para a maioria das pessoas, o que ajuda a criar uma imagem pessoal forte.
É correta a alternativa 3.
Respondido por
2
Resposta:
V,V,V.
Explicação:
Pág. 146
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás