O espírito empreendedor envolve emoção, paixão, impulso, inovação, risco e intuição. Mas deve também reservar um amplo espaço para a racionalidade. O balanceamento entre aspectos racionais e emocionais do negócio é indispensável. Saber fixar metas e objetivos globais e localizar os meios adequados para “chegar lá”, da melhor maneira possível. E para empreender, não necessariamente é preciso criar um novo negócio, existe a possibilidade de empreender dentro das organizações com certa similaridades com o empreendedor que está focado em criar um novo negócio. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2013. (adaptado).
Em relação as similaridades entre Empreendedorismo e Intraempreendedorismo, avalie as afirmativas abaixo.
I- Em ambas as situações o foco está na oportunidade.
II- É necessário que haja um comportamento proativo.
III- Em ambos os casos é necessário muita criatividade.
IV- Não é necessário a captação de recursos financeiros.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4.
I) CERTO. O empreendedor pode ser considerado como uma pessoa de visão, ou seja, aquela que é capaz de identificar oportunidades de negócios em distintos cenários de mercado.
Por outro lado, o intraempreendedor representa o funcionário que contribui para o melhoramento dos processos internos e dos produtos e serviços da empresa em que atua.
II) CERTO. Para ter atitude e promover as mudanças que eles consideram como adequadas.
III) CERTO. Tanto o empreendedor quanto o intraempreendedor precisam de criatividade para gerar ideias e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
IV) ERRADO. Porque, dentro do empreendedorismo, a captação de recursos é uma importante etapa para a concretização dos trabalhos.
Basicamente, o processo empreendedor é composto pelas seguintes etapas:
1) identificação e avaliação da oportunidade - em síntese, o empreendedor é visto como uma pessoa visionária, quer dizer, ele é capaz de enxergar oportunidades de negócios em diferentes cenários de mercado;
2) desenvolvimento do Plano de Negócios - documento formal com os principais aspectos sobre o negócio (público-alvo, pontos fortes e fracos);
3) captação de recursos para o empreendimento;
4) gerenciamento do negócio.
Cuide-se bem!