O espaço regional amazônico, anterior à década de 1960, apresentava poucas transformações e, entre suas características, destacavam-se a baixa densidade demográfica, grandes áreas de florestas preservadas, intensa prática de atividades tradicionais, entre elas, o destaque para o extrativismo vegetal e para a agricultura de subsistência.
Hoje este espaço regional pode ser caracterizado como uma região que apresenta
A
base econômica agrícola, com grandes áreas de monocultura comercial de grãos, cuja produção destina-se principalmente ao mercado externo, e um destaque especial para a fruticultura de espécies nativas da região que, atualmente, tem grande aceitação no mercado nacional e internacional, a exemplo do açaí e da castanha-do-pará.
B
significativas modificações das paisagens naturais, com aumento contínuo de áreas degradadas/alteradas e a desorganização das atividades tradicionais, relacionadas especialmente à ação de grandes investimentos econômicos, como os Projetos mínero-metalúrgicos, de energia e de agropecuária e ainda a ação predatória da exploração de recursos florestais.
C
perfil extrativista mineral exportador, com intensa exploração dos recursos minerais, em especial ferro, manganês, bauxita e, mais recentemente, o cobre. Esta atividade tem contribuído para melhorar o padrão de vida dos “povos da floresta”, uma vez que as empresas responsáveis por essas explorações têm respeitado não só o território, mas também as culturas locais.
D
intenso dinamismo industrial, considerando-se o contexto territorial brasileiro, com forte concentração na porção ocidental da região, devido aos altos investimentos públicos na Zona Franca de Manaus, principal polo industrial siderúrgico e automobilístico da Amazônia.
E
difusão da agricultura de exportação com foco nas árvores frutíferas, contando como principal produto a uva, que tem clima propício para o cultivo, sendo a Europa o grande mercado consumidor.
Soluções para a tarefa
B - significativas modificações das paisagens naturais, com aumento contínuo de áreas degradadas/alteradas e a desorganização das atividades tradicionais, relacionadas especialmente à ação de grandes investimentos econômicos, como os Projetos mínero-metalúrgicos, de energia e de agropecuária e ainda a ação predatória da exploração de recursos florestais.
O espaço amazônico é de extrema importância para a economia nacional e para o desenvolvimeno dos mais diversos elementos dessa região. Mas as ações predatórias estão cada vez mais aceleradase isso tem gerado cada vez mais problemas para essa região.
As ações de produção embora importantes para a economia precisam ser melhor pensadas e melhor entendidas para fazer com que haja um desenvolvimento mais saudável dos mais diversos elementos.