O espaço de um móvel em MRU varia no tempo, conforme a tabela a seguir: AJUDAAAA É IMAGEM A BAIXO AS PERGUNTAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 7)
Questão 8) o que conduz a
Explicação:
Questão 7)
Como se trata de um MRU, conforme o enunciado, então já sabemos que estão sobre uma reta, quando um gráfico da posição (espaço) pelo tempo é construído.
A equação de uma reta é: em que a é o coeficiente angular (inclinação) da reta que passa pelo ponto de coordenadas .
Agora troque pelo tempo inicial , pelo tempo , pela posição (espaço) inicial e pela função horária, .
Quaisquer pares de pontos que você pegue da tabela vão funcionar pra este cálculo agora: vamos calcular o coeficiente angular, isto é, a inclinação da reta.
Vou direto ao ponto, mas se precisar de ajuda, me chama.
Isolando o "a" na equação da reta, temos:
e substituindo dois pares de valores da tabela, resulta em
Ocorre que isto vem a ser justamente a velocidade do móvel!
Faz sentido ser negativo este valor então?
Sim! E ainda por cima concorda com o que vemos da tabela: à medida em que o tempo passa (aumenta da esquerda para a direita), a posição do móvel diminui. Logo, é um movimento retrógrado.
Pois bem, agora precisamos escrever a equação horária, mas como já temos a velocidade, fica fácil. Basta escolhermos um instante inicial.
Naturalmente, eu vou escolher , o que dá um espaço inicial de . Consequentemente, jogando estes três valores na equação da reta que eu mostrei lá em cima, resulta na função horária procurada:
Questão 8)
Vamos abordar o problema da mesma maneira, mas precisamos ter um cuidado redobrado agora, pois os valores dados são da velocidade em função do tempo, e não da posição em função do tempo, como na questão 7.
Procedendo da mesma maneira, obtemos a velocidade em função do tempo:
com 6 m/s sendo a velocidade inicial e o coeficiente angular da reta. Agora o -2 é a aceleração do móvel. Note que ela é constante, pois trata-se de um MRUV.
Para encontrar a função horária, vamos comparar com a função horária do MRUV:
mas como temos a velocidade inicial, e a aceleração , basta substituirmos os valores, supondo que a posição inicial deste móvel seja zero, ou seja, partiu da origem.
Assim,
OBS:
Você provavelmente use s no lugar de x, mas isso não afeta em absolutamente nada a análise.
Estes problemas são bem interessantes, para fazer uma conexão entre a matemática, física e uma situação real, na qual são coletados dados para analisar.