O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no país é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, o sistema escolar brasileiro modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola adotado a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.
Em que documento deve estar operacionalizado este objetivo pedagógico?
a ) Estatuto do conselho de classe.
b ) Regimento escolar.
c ) Projeto político pedagógico inclusivo.
d ) Estatuto do corpo docente e discente.
e ) Refereciais curriculares e metodológicos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Projeto político pedagógico inclusivo
Explicação:
Resposta: B - Apenas nas afirmativas I e II
Explicação:I. Lei n. 13.146 (2015) –Lei Brasileira da Inclusão: Também chamado de Estatuto da Pessoa com Deficiência, destina-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
II. Programa Escola Acessível (2013) Lançado em 2013, o Programa Escola Acessível visa promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos, à comunicação e à informação nas escolas públicas de ensino regular. A Escola Acessível disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), conforme Resolução n. 10 e 19 de 2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.