O escritor Eduardo Bueno conta, em umseus livros sobre a História do Brasil, quecada marinheiro da esquadra de Pedro Alvares Cabral recebia mensalmente para suasrefeições em alto-mar 15 kg de alimentoentre eles carne salgada, cebola, vinagre,azeite, e 12 kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e também para desinfetaro porão, de onde acreditavam que vinha amais temível das doenças da vida no mar,que provocava dores nas articulações esangramento no nariz e nas gengivas.No século XVIII essa doença passou a ser evi-tada com a inclusão de frutas como limão elaranja na dieta dos marinheiros.a) Como se chama essa doença?b) Por que as frutas citadas impedem o apare-cimento da doença?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Peste Negra
Explicação:
Por que elas contém vitaminas c
Quando se está em alto mar, uma das doenças mais comuns é o escorbuto. O cardápio foi modificado incorporando laranjas e limões por serem frutas com alto teor de vitamina C, com as quais esperam tratar ou prevenir o escorbuto.
A doença do escorbuto.
A grande ameaça à vida de um marinheiro era a doença a bordo. A mortalidade por doenças é muito maior do que a causada por combates e naufrágios. Todas as patologias estão presentes a bordo, sendo as mais comuns as relacionadas à alimentação (escorbuto, danos gastrointestinais causados por comida salgada, peixe salgado podre, má dentição, água (a bebida corrompida era um terreno fértil para o tifo) e a falta de higiene.
- A) Qual é a doença?
O escorbuto é uma doença causada pela falta ou carência de vitamina C, necessária para a correta síntese de colágeno em humanos. Causa fraqueza geral, anemia, gengivite e hemorragias na pele.
- B) Por que o limão e a laranja foram incluídos?
É porque estas frutas são ricas em vitamina C que ajuda a combater ou prevenir esta doença do escorbuto em alto mar.
Se você quiser ler mais sobre a doença do escorbuto, pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/2162030
#SPJ2