Filosofia, perguntado por gabryellaa8900, 7 meses atrás

O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão: “Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”. Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.

a)Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.

b) Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolassalessantana9
18

Resposta:

letra b

Explicação:

pois aquele q se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo

Respondido por davysouzald2099
1

Resposta:

LETRA B)

Explicação:

De acordo com o fragmento Voltaire reconhece que houve progresso durante o "Século das Luzes", e que o fanatismo havia diminuído, mas ele não era uma coisa do passado e continuava a existir, cabendo aos sábios, os que usam a razão, ter coragem para se colocar politicamente contra os fanáticos e os obscurantistas, de modo a impedir que o monstro enfraquecido volte a atacar como fazia antes.

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes