O escoamento superficial tem origem, fundamentalmente, nas precipitações. Ao chegar ao solo, uma parte da água se infiltra, a outra é retirada pelas depressões do terreno, e a terceira se escoa pela superfície. Inicialmente a água se infiltra; tão logo a intensidade da chuva exceda a capacidade de infiltração do terreno, a água é coletada pelas pequenas depressões. Quando o nível à montante se eleva e superpõe o obstáculo (ou o destrói), o fluxo se inicia, seguindo as linhas de maior declive, formando sucessivamente as enxurradas, córregos, ribeirões, rios e reservatórios de acumulação. Neste processo, é importante o conhecimento de grandezas relacionadas ao escoamento superficial das águas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O escoamento superficial pode, na realidade, ser caracterizado como o fluxo de água que percorre a região da superfície de um determinado solo, quando este já se encontra em uma situação de grande saturação.
Assim, a grande umidade presente no mesmo, em decorrência, por exemplo, das ações antrópicas de retirada da mata local, geram o processo de escoamento superficial, podendo causar assim, os desabamentos e deslizamentos.
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás