O EROS FILOSÓFICO e o Capítulo: Sobre O QUE É O CONHECIMENTO.
1. Relacione a Teogonia de Hesíodo ao Mito do Nascimento do Amor de Platão. Aspectos comuns e diferentes.
alguém me ajude, por favor
Soluções para a tarefa
Hesíodo, na Teogonia forneceu à cultura grega o mais antigo preceituário a respeito de uma gênese divina do Kósmos, em grego, a origem da estrutura universal em sua totalidade.
Em seu registro a respeito da geração dos quatro deuses primordiais, o logos mítico de Hesíodo profere que, antes de tudo nasceu o Caos, e depois veio a Terra, depois, no fundo da terra, veio o tenebroso Tártaro, e, por fim, nasceu o formoso Eros.
Não foi sem razão que Eros nasceu por último. Ele, mesmo nos primórdios, nasceu por último justamente em razão de que, perante o Caos, veio a ser o deus ordenador: "aquele que, dos deuses e dos homens, doma dentro do peito a inteligência e a sensatez da vontade".
Platão, mesmo reconhecendo a diferença da narrativa mítica e logos filosófico, parte do Mito de Nascimento do Amor, para estabelecer a relação entre a natureza sensível e a inteligível.
Para Platão, Eros representou o entendimento humano das sensações que o atingem, o complexo universo das pulsões humanas, concedendo-lhe uma essência, e isto quer dizer, prover-se uma substantivação em termos de uma realidade conceitual concreta, observável.
Assim, Eros veio a ser intelectivamente concebido, sem desfazer do ancestral, como um proposto mítico-teórico qualificador da compreensão tanto do que é o amor quanto da ação de amar.
Daí por que Eros, para Platão, se manteve igualmente um deus: porque desde a sua origem tem característica essencialmente educadora da natureza humana e expressa a divindade que o amor e a ação de amar forçosamente requerem.
Bons estudos!