Química, perguntado por beatrizmelo148, 1 ano atrás

O equilíbrio gasoso representado pela equação: N2(g) + O2(g) 2 NO(g) – 88 kj É deslocado no sentido de formação de NO(g), se: a) a pressão for abaixada. b) N2 for retirado. c) a temperatura for aumentada. d) for adicionado um catalisador sólido ao sistema. e) o volume do recipiente for diminuído.

Soluções para a tarefa

Respondido por Dani76561
59
                              Reagentes ⇔ Produtos
                         N2(g) + O2(g) ⇔2 NO(g)
a) Para sabermos qual será então o sentido do deslocamento, precisamos analisar primeiro o número de mols de cada substância envolvida e relacionar com o volume. 
 N2(g) + O2(g) ⇔2 NO(g)
 1 mol     1 mol        2 mols
         2 mols       ⇔   2 mols 
Nesse caso o número de mols da reação direta é igual ao número de mols da reação inversa.Nesse caso,a variação da pressão não deslocará o equilíbrio
 

b) N2 é um reagente.Se retirarmos um ou os dois reagentes, as suas concentrações diminuirão e, consequentemente, a taxa de desenvolvimento da reação direta irá diminuir. Assim, o equilíbrio será deslocado no sentido da formação de mais reagentes, que é para a esquerda.

c)
A reação acima ocorre no sentido direto com absorção de energia, ela é endotérmica. O processo inverso, por outro lado, ocorre com liberação de energia, sendo uma reação exotérmica.

Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.

d) Como o catalisador é solído ele não vai influênciar em nada. Portanto o equilíbrio continuara se deslocando no sentido de formação, ou seja, para a direita.



Perguntas interessantes