O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da: A invasão do território sul-coreano pelo exército da Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China. B intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy. C descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba. D ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c ) descoberta pelos EUA da instalação de armas nucleares soviéticos
A Crise dos Mísseis resultou da descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba. ( alternativa c)
A Crise dos Mísseis resultou da descoberta que o serviço da CIA (Central Intelligence Agency), popularmente conhecido como serviço de inteligência dos EUA. A CIA tomou conhecimento do projeto soviético de instalação de uma base de lançamento de mísseis com ogivas nucleares na ilha. Foi nesse período que o mundo esteve na eminência de uma guerra nuclear.
O governo Soviético pretendia instalar bases e lançamento de mísseis em Cuba. Se isto se concretizasse, seria uma ameaça constante para os Estados Unidos. Como contra golpe, o governo EUA aderiu a um bloqueio naval sobre Cuba, o único país da América que havia adotado o regime socialista.
Esse episódio histórico ocorreu durante a Guerra Fria, onde o mundo tornou-se politicamente bipolar. A Guerra Fria foi um período político que protagonizou a disputa entre duas grandes potencias de ideologias totalmente distintas, Estados Unidos com o capitalismo e a União soviética, cujo cunho político era o socialismo.
Complete seu conhecimento lendo mais uma de nossas respostas, acesse:
Guerra fria: brainly.com.br/tarefa/9220903