O enxerto deve ser feito sempre quando o agricultor desejar (exceto em extremos de temperatura - inverno rigo-roso). Ele é uma ferramenta importante para que se façam clones de videiras (reprodução assexuada) e assim se uni-formize a plantação. Isso facilita o cultivo para o agricultor. Também é feito para que uma planta resistente a pragas de raiz, sustente acima dela uma planta menos resistente, para que cresça sadia, sem doenças. Obs. Não precisa ser necessariamente ser da mesma espécie, mas deve ser parente próxima (mesmo gênero).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Segundo os geólogos, foi na era Cenozóica, que se processou há 100 milhões de anos, no período Quaternário que o homem começou alimentar-se de negros cachos de uvas. Hedric (1924) menciona achados freqüentes de sementes de videira de permeio com vestígios das populações pré-históricas e cujos frutos constituíram importante parte do seu magro cardápio.
Provavelmente a atual Groenlândia e outras regiões hiperbóreas são o centro paleontológico de origem da videira, isto é, foi nessas áreas que se encontraram os fósseis mais antigos de plantas ancestrais das atuais vides cultivadas.
Do mencionado centro, as videiras primitivas foram pouco a pouco ganhando as terras meridionais, seguindo duas direções principais: uma Américo-asiática, Outra euro-asiática. Deste último percurso é que se origina a Vitis sezannensis, consagrada como a mais importante Vitis terciária, elo da evolução para a Vitis vinifera – a videira da atualidade.