O “enterro do Romantismo” a que se refere Courbet implicou, para os realistas, portugueses e brasileiros, a) aceitação de teorias científicas; arte condicionada ao ambiente social; defesa da arte pela arte. b) aceitação de valores degradados da sociedade; postura evasiva; sondagem do mundo interior. c) resgate do passado medieval; anticlericalismo; uso do romance para denunciar as crises sociais. d) arte compromissada com a forma social; o homem como medida de todas as coisas; defesa da liberdade da criação artística. e) combate ao sentimentalismo; visão racional do mundo; objetividade e universalidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E)
Explicação:
Por que as outras são incorretas:
A) aceitação de teorias científicas; arte condicionada ao ambiente social; defesa da arte pela arte (O realismo era engajado na análise minuciosa e impessoal da sociedade, havendo um certo senso de engajamento social. Essa proposição é pertinente ao Parnasianismo).
B) aceitação de valores degradados da sociedade; postura evasiva (Reitera-se a postura mais enjagada do Realismo. A evasão se refere mais ao escapismo romântico, impertinente ao movimento Realismo); sondagem do mundo interior (Postura pertinente ao egocentrismo e individualismo romântico. O Realismo se preocupa com a análise objetiva e impessoal).
C) resgate do passado medieval (Característica romântica. O Realismo se volta ao presente enquanto o Romantismo idealiza o passado); anticlericalismo; uso do romance para denunciar as crises sociais.
D) arte compromissada com a forma social; o homem como medida de todas as coisas (Característica que pode ser lida tanto como Romântica, ao colocar a individualidade em evidência, quanto Humanista/Classicista que rompe com o teocentrismo, marcando o antropocentrismo. Independentemente do que o examinador quis dizer com tal frase, em ambas interpretações, ela não se adequa ao Realismo); defesa da liberdade da criação artística.