O entendimento da expressão "núcleo" moral de uma sociedade se fundamenta nos valores eleitos como necessários ao convívio entre os membros dessa mesma sociedade. A partir deles, nega-se qualquer perspectiva de "relativismo moral", entendido como "cada um é livre para eleger todos os valores que quer". Por exemplo, na sociedade brasileira não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentar e promover a desigualdade, humilhar etc. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida seja como ausência de regras, seja como total relativização delas (cada um tem as suas, e faz o que bem entender); ou seja, sem ele, destrói-se a democracia, ou, no caso do Brasil, impede-se a construção e o fortalecimento do país. De acordo com o fragmento extraído do texto Ética, o relativismo moral e a anomia fragilizam a democracia e impedem a construção e o fortalecimento do país. Quais procedimentos e atitudes permitem o combate direto e efetivo a estes dois vilões do núcleo moral de uma sociedade?
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Pode se dizer que em questão da anomia e do relativismo são
sim um grande problema para uma democracia "justa" por fragilizar as
regras necessárias para o controle de uma sociedade, só que para acabar com esses
dois fatores teria que entrar em um setor que a mais corrupção e falta de
moralidade e ética que é o sistema politico, como querem dar exemplo se “eles” destroem
a sociedade com suas mentiras e falta de caráter, como muitas pessoas na
sociedade também. Se fosse só essas problemáticas poderia combater fácil esses
dois problemas, sendo mais severas as leis e as escolas passassem a ensinar
direitos e deveres para todos, ações sociais com parceria com o
governo que pudessem instruir os cidadãos com os seus papéis, ensinando o que
realmente significa ética, moral, coletivismo assim com certeza podia ter
uma sociedade mais instruída no quesito de moral e ética em sua realidade.
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