-“O ensino tradicional insiste em direcionar a sua ação noutro sentido, afirmando-se por métodos autoritários de abordagem das disciplinas artísticas, caracterizada pela imposição de valores e conhecimentos elaborados pelo professor, em detrimento da participação ativa e cooperativa das crianças. No caso das mencionadas montagens cênicas escolares as crianças parecem limitar-se a reproduzir padrões estereotipados e modelos adultos, o que tende a ocasionar condutas exibicionistas quando não significam experiências traumáticas” (SANTOS, 2009, p. 07). Sobre teatro e a educação infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) A expressão corporal não tem relação direta com a encenação.
( ) É necessário um adulto como propositor e condutor da linguagem teatral.
( ) É importante, na apresentação, que as crianças fiquem com as músicas.
( ) A relação entre o brincar e o teatro é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Soluções para a tarefa
Resposta correta C- V F F V
A sequência correta está em: V – F – F – V.
Um adulto não deve ser o condutor da linguagem teatral ela deve seguir como uma forma de aprendizado onde o mesmo é o mediador.
Neste caso, as crianças devem atuar.
Essa perspectiva apresentada fala do ensino tradicional que prioriza o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.
Diferente da escola nova, que prioriza o método inclusivo, e, a coletividade para o aprendizado, devendo o professor ser um facilitador do conhecimento, o que reforça a incoerência da segunda alternativa, sendo apenas a terceira verdadeira.