O ensino técnico profissional, durante toda a Era Vargas ( 1930 a 1945),
Cresceu em prestígio social alavancado pelo modelo econômico urbano industrial;
Manteve-se elitizado ao atender os anseios das elites privilegiadas pelo capitalismo.
Manteve-se marcado pelo preconceito das classes médias que desejosas de ascensão social, queriam para os filhos o título de doutor;
Teve grande demanda das camadas médias desejosas de empregos de prestígio nas grandes empresas
Tornou-se equivalente ao secundário tradicional possibilitando o ingresso nos cursos superiores;
5 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 2
Observe as proposições abaixo e decida sobre elas: I- As políticas públicas sobre a educação brasileira sofreram considerável atraso em relação à Europa e aos Estados Unidos, em função do desenvolvimento tardio da industrialização; II- O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um produto do modelo econômico agrário exportador dependente instituído pela urbanização e industrialização de São Paulo; III- A escola pública obrigatória, gratuita, leiga, co-educável e como direito de todos e dever do Estado e da Família foi conquista dos Pioneiros da Educação Nova; IV- A autonomia pedagógica e plena das escolas para elaborar suas propostas sem ingerência do Estado, foi reivindicação anarquista por entenderem que o poder público era ideológico. É INCORRETO o que se afirma em:
I; III e IV.
Apenas II
Apenas a IV;
I; II; III e IV;
Nenhuma;
Soluções para a tarefa
1 - Na Era Vargas o Ensino Técnico tinha algumas características específicas: eles não permitiam o ingresso no Ensino Superior e funcionavam em um ciclo paralelo à educação normal. As classes médias viam o Ensino Técnico com certo desprezo, pois estava associado ao proletariado e não à ascensão social para as classes mais altas, coisas que desejavam. Permaneceu, assim, marcado por preconceitos de classe, apesar do crescimento de sua importância econômica.
É correta a alternativa C.
2 - A afirmativa II é falsa, pois O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova era um documento que se relacionava com a urbanização e a industrialização do país, crescente no período, não sendo um produto do modelo econômico agrário exportador, mas do modelo industrial e desenvolvimentista, este sim, relacionava com a urbanização e a industrialização (o modelo agrário foi, politicamente, contrário à industrialização, fazendo-lhe oposição).
As demais afirmativas são verdadeiras, embora a conquista da autonomia pedagógica não tenha se dado devido às pressões políticas dos anarquistas, era uma de suas bandeiras.
É correta a alternativa B.
Resposta:
d resposta verdadeira