O ensino no Brasil, ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças. No início da República, a educação brasileira buscava suprir as necessidades do país, que se tornava cada vez mais urbano e industrializado, contrapondo-se à educação tradicional, orientadas por diferentes tendências teóricas. Sobre essas tendências, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:
A pedagogia histórico-crítica era formada por filósofos e pedagogos voltados à educação da burguesia. Os principais componentes deste grupo foram: José Carlos Libâneo, Guiomar Namo de Mello, Augusto Freire, desenvolvendo uma teoria eletiva.
O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. A Escola Nova influenciou os debates sobre a educação e teve como um dos seus principais colaboradores, Anísio Teixeira (1900-1971), que era pedagogo, filósofo e educador, e foi responsável pela difusão das ideias pragmatistas de John Dewey no Brasil, e tinha como meta a democratização da educação.
A Escola construtivista, na qual seus teóricos construtivistas, sobretudo nas escolas particulares, levavam em consideração a teoria de Piaget, Vygotsky e Ferreiro. O construtivismo também influenciou a elaboração dos PCN’S aprovados após a LDB (Lei n.9394/96). A concepção construtivista propõe que o aluno seja parte direta do seu próprio aprendizado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
A formação educacional no Brasil seu voltadas para os sonhos do progresso, no pensamento positivista de Augusto Comte. Mas com caráter elitista. John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova.
Respondido por
1
Resposta:
apenas as afirmativas ll e lll estão corretas
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás