O ensino infantil é a única etapa presente na educação básica em que o acesso só é permitido em idade escolar própria, ou seja, de zero aos 5 anos de idade. A sua finalidade é de promover o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, com vista a complementar a ação da família e da comunidade. Esta modalidade de ensino possui, também, uma forma própria de avaliar, destacando-se daquelas compreendidas nas escolas que ofertam o ensino fundamental e médio.
LOPES, Mara Cecília Rafael. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Graduação – EAD, Unicesumar, 2020 (Adaptado).
Com relação ao determinado pelas Diretrizes Curriculares sobre o processo de avaliação na educação infantil, analise as afirmativas seguintes.
I. Na educação infantil é importante o processo de classificação e seleção, assim como, a atribuição de notas.
II. A observação crítica das brincadeiras é uma forma de avaliação presente na educação infantil.
III. Na educação infantil a aplicação de provas compõe o processo avaliativo das crianças.
IV. O processo avaliativo na educação infantil deve ser um instrumento de percepção do desenvolvimento da criança e do desenvolvimento da prática pedagógica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III apenas.
Alternativa 2:
I e IV apenas.
Alternativa 3:
II e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: II e IV apenas.
Explicação passo-a-passo:
Pag. 83 do Livro Didático (PDF) Retomando a Lei n. 9.394 (BRASIL, 1996, on-line), o Art. 31 destaca que a etapa da Educação Infantil tem formas de avaliação diferenciadas, pois o processo de aprendizagem nessa faixa etária, também difere-se dos demais. As DCN (BRASIL, 2009a) estabelecem que as avaliações devem ser construídas com base em observações críticas das atividades e das brincadeiras desenvolvidas pela criança, de forma que utilize vários registros (atividades em papel, como desenhos; fotografias; entre outros), a fim de que os pais e responsáveis pela criança verifiquem o desenvolvimento dela. A avaliação deve ser um instrumento de percepção do desenvolvimento da criança e de reflexão das práticas pedagógicas.
Resposta:
letra c
Explicação passo-a-passo:
Itens verdadeiros:
II e IV - livro página 83.