O ensino híbrido é uma metodologia que tem a possibilidade de impactar de forma significativa nos processos de aprendizagem dos alunos, com o uso integrado das tecnologias. O uso das tecnologias como um meio de personalizar os ensinos permite que cada aluno, a partir do seu ritmo, organize suas aprendizagens, respeitando, assim, a individualidade de cada um. A instituição de ensino superior em que você trabalha, que oferta cursos EaD, pretende inovar em suas práticas pedagógicas, pois percebeu, a partir de um levantamento, que algumas disciplinas apresentam um grande índice de evasão e outras de reprovação dos alunos, principalmente em cursos relacionadas à área de conhecimento das ciências exatas. Entendendo que o ensino híbrido seria uma ótima metodologia para minimizar as evasões e as reprovações, o que essa instituição precisa fazer para implementar o ensino híbrido no ensino EaD, como um método aliado ao professor, para inovar no ensino, motivando os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Deve contar com diversas mudanças em vários níveis, tais como: infra-estrutura educacional, formação de professores, currículo, práticas de sala de aula, modos de avaliação entre outros. Verifica-se, assim, a importância da formação do professor para que ele utilize as Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula de forma integrada ao ensino.
Aproveitando o melhor do offline e do online, o ensino híbrido possibilita a formulação de treinamentos corporativos, trazendo diversos benefícios.
O ensino híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente virtual e presencial, buscando que os alunos aprendam ainda mais.
Explicação:
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O ensino hídrico deve ser visto pela instituição de ensino como uma proposta pedagógica, contemplada no projeto político pedagógico da instituição. A instituição deve pensar o ensino híbrido a partir de uma perspectiva inovadora, sendo parceira do professor nessa implementação.
A instituição deve pensar em estratégias para implementar essa proposta pedagógica, proporcionar aos docentes ambientes possíveis para a organização do ensino híbrido e disponibilidade de recursos tecnológicos, assim como investir na formação dos professores, para que a proposta da instituição esteja alinhada às intenções pedagógicas do professor em sala de aula.
O professor fará o planejamento das aulas e terá contato direto com os alunos, tendo, assim, mais propriedade de personalizar o ensino, a partir das suas observações e do acompanhamento dos alunos. O professor também precisa estar consciente da importância de investir na formação para a elaboração dos materiais de apoio que serão elaborados para os alunos.
Explicação: