O ensino escolar deve primar pela inclusão de todos, de modo a garantir o direito à aprendizagem dos conteúdos curriculares estabelecidos. Nessa perspectiva, os temas e conteúdos geográficos devem ser trabalhados com estratégias variadas para permitir que todos os alunos possam compreender os conceitos e construir uma leitura ampla e sistemática do mundo e das relações que ocorrem e transformam o espaço geográfico. Para isso, práticas adaptativas e metodologias variadas devem ser implementadas no contexto escolar para dar acesso à educação e permitir a inclusão de todos. Diante disso, é necessário que:
a)
a avaliação seja adaptada para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de serem aprovados sem que haja nivelamento de conhecimento entre eles.
b)
os alunos se conformem com as aulas e metodologias realizadas, sendo eque eles devem se adaptar às práticas educacionais propostas em sala enquanto preparação para o mercado de trabalho.
c)
no planejamento da aula sejam reconhecidas as diferenças existentes para a integração de todos. Para isso, métodos de ensino diversificado e atividades adaptativas são necessárias.
d)
ocorra a utilização de materiais diferenciados, pois o uso de recursos didáticos alternativos dão conta de incluir todos nas práticas educacionais sem que haja obrigatoriedade de aulas descritivas.
e)
nas aulas de Geografia, haja a utilização de recursos diferenciados que abarcam processos tenológicos, mantendo a metodologia e as avaliações sem adaptação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
C
Resposta:
Resposta correta é a C.
no planejamento da aula sejam reconhecidas as diferenças existentes para a integração de todos. Para isso, métodos de ensino diversificado e atividades adaptativas são necessárias.
Explicação:
Deve haver o reconhecimento das diferenças existentes em sala de aula para poder planejar práticas inclusivas no ambiente escolar. Essas práticas devem abarcar metodologias adaptadas, avaliações adaptadas, ferramentas, recursos e materiais adaptativos, se necessário, de modo que os conteúdos do currículo sejam trabalhados e que o processo de inclusão se dê pelas práticas diferenciadas em sala de aula. Porém, apenas os recursos e materiais não são suficientes para o processo de inclusão, pois a metodologia, os diagnósticos e as avaliações devem acompanhar todo um planejamento inclusivo e integrado para que o ensino seja de qualidade.