O ensino de História no Brasil tem uma história, adquiriu diferentes contornos disciplinares e atendeu a distintos interesses políticos e ideológicos ao longo do tempo. Leia o trecho a seguir, que é uma análise do ensino de história em um desses períodos: “A História pátria surgia como seu apêndice, sem um corpo autônomo e ocupando papel extremamente secundário. Relegada aos anos finais dos ginásios, com número ínfimo de aulas, sem uma estrutura própria, consistia em um repositório de biografias de homens ilustres, de datas e de batalhas" (NADAI, 1993, p. 146). De acordo com a descrição, é possível afirmar que as influências para essa narrativa histórica e esse ensino provinham:
A. do marxismo.
B. do positivismo.
C. da nova história.
D. da micro-história.
E. da história cultural
Soluções para a tarefa
Resposta:
B - do positivismo
Explicação:
Essa é a correta
É correto afirmar que, no ensino de História no Brasil, as influências para a narrativa histórica apresentada no enunciado provinham do positivismo (Alternativa B).
Influências do positivismo no ensino de História no Brasil
O positivismo é uma corrente de pensamento que defende o conhecimento científico, sistematizado e preciso, como única forma de conhecimento verdadeira pelo fato de ser comprovável, sendo este derivado de observações de fenômenos concretos.
Nesse sentido, as influências desse movimento no ensino de História em nosso país culminaram em uma limitação do aluno à memorização de determinados nomes, datas e fatos e à incitação de uma admiração a certos heróis, impedindo a formação de um senso crítico, sendo considerado um modelo de educação tecnicista.
Aprenda mais sobre o positivismo:
https://brainly.com.br/tarefa/4174939
#SPJ2