O ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social, pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com que convive. (BRASIL, 1997, p. 27). Com isso, o professor deve basear seu planejamento de aulas e suas escolhas de conteúdos e metodologias em: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Estudos feitos pelos historiadores e nas transformações que a sociedade sofreu;
( ) Informações que chegam pelos meios de comunicação e nos sujeitos da educação;
( ) Estudos da Psicologia Social e Cognitiva que traz novas propostas pedagógicas e chama a atenção para um trabalho interdisciplinar;
( ) Aulas expositivas, exercícios de memorização, questionários, provas conteudistas, livros didáticos, atividades postadas na internet e enciclopédias; A sequência correta é:
V, V, V, V;
F, F, V, V;
V, V, F, F.
V, V, V, F;
F, F, F, V;
Soluções para a tarefa
Resposta Correta: Alternativa - V,V,V, F
O ensino de História não se resume ao conhecimento do passado. Pelo contrário, o conhecimento dos processos históricos permite uma ação reflexiva sobre a construção da realidade.
Em função disso devemos considerar, como mencionado nas assertivas verdadeiras, estudos realizados e transformações observadas na sociedade, as fontes de informação e a importância do trabalho interdisciplinar.
Ao contrário disso, a utilização de aulas expositivas, exercícios de memorização, questionários, enciclopédias e provas conteudistas tal como citado na assertiva falsa, resumem o ensino de história a um tradicionalismo que privilegia o conhecimento do passado como um ato isolado, sem considerar uma ação reflexiva sobre a realidade presente.
Resposta : VVVF
Corrigida no ava