Filosofia, perguntado por ulissescamargo7898, 6 meses atrás

O ensino de Filosofia tem vivido momentos altos e baixos, segundo Moraes. "O ensino de Filosofia, atento às condições desafiadoras da sua realidade, é um espaço que poderia reforçar os encaminhamentos da discussão do papel crítico da razão. Se há uma tentativa de identificar, na crise da razão, o florescimento de um irracionalismo no âmbito das análises educacionais, se faz também necessário reafirmar um sujeito cognoscente, dotado de racionalidade e capaz de apreender a inteligibilidade do processo histórico e social. " (MORAES, 1994, p. 188 apud SILVA, 2005, p. 16) Isso nos remete a pensar que há razões para os retrocessos, mas há mais razões para a sua revitalização na contemporaneidade. Tendo em vista esse movimento, busque entre as assertivas a seguir aquelas que são verdadeiras em relação à realidade do ensino de Filosofia: I – Apesar da crise no ensino de Filosofia, há uma revitalização por meio de práticas multidisciplinares, pois possibilita aos alunos reavivar a crítica filosófica. II – O ensino de Filosofia precisa apoiar-se na sua origem, por isso será revitalizado quando forem apresentados todos os filósofos e suas escolas filosóficas. III – As redes sociais têm sido usadas como plataforma para divulgação dos conceitos filosóficos e utilizam linguagem simplificada e contestadora, capaz de romper com as barreiras espaciais e mentais, o que possibilita a autonomia do pensamento. IV – É preciso utilizar imagens e muitos recursos tecnológicos, pois a Filosofia deve ganhar o movimento rápido da sociedade, desmistificando a ideia de parar para pensar. Filosofar, hoje, é entrar no movimento e fazer críticas sociais. V - A práxis do pensamento filosófico, por qualquer meio que seja, é extremamente necessária para que haja um princípio de questionamento capaz de revelar a face de um ser consciente dentro do "ser social". Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
5

O filosofar exige três regras básicas: a racionalidade, a ponderação e a abertura de mentalidade (I, III e V).

Questões sobre o ensino de Filosofia:

I. Verdadeiro. Apesar da crise no ensino de Filosofia, há uma revitalização por meio de práticas multidisciplinares, pois possibilita aos alunos reavivar a crítica filosófica.

II. Falso. O ensino de Filosofia precisa apoiar-se na dúvida, na reflexão e na forma como os sujeitos abordam o pensar.

III. Verdadeiro. Muita vezes, as redes sociais têm sido usadas como plataforma de alienação e de manipulação, sem que haja reflexão ou pensamento constante.

IV. Falso. Não é necessário utilizar imagens e muitos recursos tecnológicos, embora os recursos audiovisuais sejam importantes e extremamente didáticos.

V. Verdadeiro. A práxis do pensamento filosófico, por qualquer meio que seja, é extremamente necessária para que haja um princípio de questionamento capaz de revelar a face de um ser consciente dentro do "ser social".

Saiba mais sobre o ensino de filosofia em: https://brainly.com.br/tarefa/696768

#SPJ4

Respondido por realidadevirtuall
2

Resposta: E.

Apenas a I, a III e a V são verdadeiras.

Explicação:

I – Apesar da crise no ensino de Filosofia, há uma revitalização por meio de práticas multidisciplinares, pois possibilita aos alunos reavivar a crítica filosófica.

III – As redes sociais têm sido usadas como plataforma para divulgação dos conceitos filosóficos e utilizam linguagem simplificada e contestadora, capaz de romper com as barreiras espaciais e mentais, o que possibilita a autonomia do pensamento.

V - A práxis do pensamento filosófico, por qualquer meio que seja, é extremamente necessária para que haja um princípio de questionamento capaz de revelar a face de um ser consciente dentro do “ser social”.

Perguntas interessantes