Geografia, perguntado por clotilde7479, 4 meses atrás

O ensino das redes urbanas para as séries finais do Ensino Fundamental é de grande importância para o entendimento, por parte do aluno, do seu cotidiano e do funcionamento das cidades, além de ser um componente da Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, por se tratar de um assunto complexo, é preciso utilizar metodologias alternativas para que os alunos possam compreender os conceitos do assunto. Suponha que você irá ministrar a aula de redes urbanas para o 9º ano do Ensino Fundamental. Sabendo que os alunos são fascinados por Internet e redes sociais, elabore um esboço de uma aula explicando como você abordaria o ensino das redes urbanas utilizando como exemplo as redes sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thayaneraiola
3

Resposta:

Para que a aula se torne interessante, é possível utilizar o exemplo das redes sociais, que estão associadas ao cotidiano do aluno, aplicado às redes urbanas.  A aula pode começar com a pergunta: "quantos de vocês são amigos nas redes sociais?"

Após a manifestação, explica-se que a rede social os interliga 24 horas por dia. Mesmo quando estão fora da escola, eles podem interagir com os amigos pela rede social, e por meio de fluxos de informação, conversa com os colegas sobre o dia, sobre a escola e até mesmo sobre outros colegas.  Mesmo em locais distantes (fragmentados), eles são capazes de interagir (articular) por meio de um fluxo de informações: conversas, fotos, vídeos, áudios, entre outros, que têm a função de compartilhar momentos importantes para você com os demais da rede.

Mas como se aplica ao ensino de redes urbanas? As redes urbanas também são alimentadas por fluxos de pessoas, serviços, produtos e capitais, que alimentam as redes urbanas e permitem que os espaços e as funções fragmentadas possam se articular entre si por meio das ligações realizadas pelas redes urbanas.

Explicação:

Respondido por genicleiderocha
0

Resposta: Para que a aula se torne interessante, é possível utilizar o exemplo das redes sociais, que estão associadas ao cotidiano do aluno, aplicado às redes urbanas.  A aula pode começar com a pergunta: "quantos de vocês são amigos nas redes sociais?"

Explicação:  Após a manifestação, explica-se que a rede social os interliga 24 horas por dia. Mesmo quando estão fora da escola, eles podem interagir com os amigos pela rede social, e por meio de fluxos de informação, conversa com os colegas sobre o dia, sobre a escola e até mesmo sobre outros colegas.  Mesmo em locais distantes (fragmentados), eles são capazes de interagir (articular) por meio de um fluxo de informações: conversas, fotos, vídeos, áudios, entre outros, que têm a função de compartilhar momentos importantes para você com os demais da rede.

Mas como se aplica ao ensino de redes urbanas? As redes urbanas também são alimentadas por fluxos de pessoas, serviços, produtos e capitais, que alimentam as redes urbanas e permitem que os espaços e as funções fragmentadas possam se articular entre si por meio das ligações realizadas pelas redes urbanas.

Perguntas interessantes