O ensino da língua de sinais nas escolas brasileiras é muito recente e, embora existam professores surdos em algumas escolas de surdos já há alguns anos, suas atividades nem sempre estão relacionadas ao ensino sistemático da Libras. Em muitos casos, a atuação desses professores é limitada apenas à sala de educação especial, quando a escola possui uma, ou à sala de recursos, com poucas incursões no ensino sistematizado da Libras como disciplina curricular, tal como, por exemplo, o Português ou outra disciplina. A função desses professores também abrange o ensino de Libras para ouvintes da comunidade escolar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V - V - F - F.
Explicação:
( V ) Muitas vezes, o ensino de Libras acontece na forma de cursos isolados ou desvinculados das instituições educativas, e os programas destes cursos se resumem à descrição de conteúdos e metodologias.
( V ) A formação do professor da área de Libras perpassa por um viés filosófico, que engloba uma visão de mundo mais ampla, proporcionando através da Libras um conhecer a si mesmo, ensinando o outro a também se conhecer.
( F ) A formação do professor da área de Libras deve ficar restrita apenas à Libras, pois a formação do professor surdo está vinculada à sua surdez.
( F ) O currículo, como instrumento social e político, deve nortear o trabalho pedagógico e, para isso, basta que o professor tenha o conhecimento necessário na língua específica de Libras.