O enigma da esfinge e o oráculo de Delfos A esfinge era um monstro mitológico, com cabeça de mulher, corpo de leão e asas de águia. Essa tradição mitológica originou-se no Egito e passou para a Grécia. Sua principal estátua ficava no templo de Apolo, no chamado oráculo de Delfos. "Esfinge" é uma palavra do egípcio arcaico que significa apertar a garganta até sufocar ou mesmo asfixiar. Já "oráculo" é uma palavra em parte grega e em parte latina que significa profeta, adivinho. Delfos era um local sagrado onde Apolo, o deus da luz e das profecias, era consultado por meio da sua grande sacerdotisa, chamada de Pítia ou Pitonisa, nome que quer dizer "aquela que vence a escuridão ... A esfinge era famosa por seus enigmas, mas todos tinham uma mesma finalidade: "Decifra-me ou te devoro", ou seja, aquele que não os decifrasse era por ela devorado. Um desses enigmas, muito conhecido, era mais ou menos assim: "O que é, o que é? De manhã anda de quatro, ao meio-dia, sobre duas pernas. e, pela tarde. com três pernas ...”
faça uma revisão ao seu ponto de vista com no mínimo 10 linhas me ajudem
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Explicação:
A palavra que decifra o enigma é: Homem.
Visto que o ser humano anda de quatro (engatinhando) por um período da infância até aprender a andar (que anda então de duas pernas) e quando chega a velhice pode precisar de ajuda para se locomover, em que pode utilizar uma bengala, por exemplo (em que serão três “pernas”).
A esfinge consiste em uma imagem mítica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, muito presente nas mitologias grega e egípcia.
Perguntas interessantes