O engenho foi um marco dentro do Brasil Colonial.Podemos dizer que ele era o simbolo
Soluções para a tarefa
Resposta: A)
Explicação: a. Do poder dos senhores de terras e de escravos, afigurando-se como modelo da organização socioeconômica da colônia.
Dentre os marcos do Brasil colonial, o engenho de açúcar configurava o poderio dos senhores de terras e o modelo de organização da Colônia. Alternativa A.
Os engenhos de açúcar do Brasil Colonial
Mais que uma instituição comercial onde era produzido um dos produtos mais valioso do Brasil Colonial, no caso o açúcar ou ouro branco, os engenhos de açúcar solidificavam a ideologia da exploração dos negros escravizados, sobretudo por meio da figura dos senhores de terras.
Até mesmo sua localização era privilegiada, na região litorânea de clima agradável e próxima aos portos, facilitando o despacho dos produtos produzidos nos engenhos para o mercado internacional.
Assim, em meio aos marcos do Brasil Colonial, os engenhos de cana-de-açúcar geridos pelos senhores de engenho são mais notáveis, especialmente em razão da duração do ciclo de açúcar e das heranças ideológicas deixadas.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo de organização da Colônia;
- b. da resistência negra, pois lá os negros se organizavam e realizavam seus constantes levantes contra os brancos;
- c. da luta contra a monarquia, uma vez que os senhores de terras desejavam o livre comércio, proibido pelos imperadores;
- d. do movimento republicano, já que os senhores há muito tempo buscavam liberdades, como o fim da escravidão e da monarquia;
- e. do capitalismo colonial, uma vez que valorizava a mão-de-obra assalariada, captada da corrente imigratória do século XIX.
Aprenda mais sobre os engenhos de açúcar e a figura dos senhores de engenho: brainly.com.br/tarefa/2667267
#SPJ6