O engenheiro responsável pelo processamento de determinada linha de componentes eletrônicos estava insatisfeito com o número de falhas na montagem das placas de circuitos. Após uma breve inspeção, percebeu-se que o problema residia na grande variação nos diâmetros dos furos de fixação das placas, o que provocava encaixes imprecisos nas peças. Ao visitar o setor responsável pelas perfurações, foram identificados três fatores que poderiam afetar a precisão dos furos: 1) Utilização de diferentes marcas de brocas (existiam três marcas no setor), 2) Diferentes velocidades durante a perfuração (cada furadeira pode operar em duas velocidades) e 3) Diferentes capacitações entre funcionários (três funcionários eram responsáveis pela perfuração de todas as peças). Até aquele momento não havia na empresa qualquer controle sobre esses fatores, ou seja, qualquer funcionário poderia usar qualquer tipo de broca ou qualquer velocidade de perfuração de forma aleatória.
a) Sabendo que cada funcionário pode perfurar 150 placas por turno de trabalho, utilize: Um delineamento multifatorial com sistema blocagem para esquematizar um ensaio experimental que permita investigar quais fatores (ou suas possíveis interações) estão de fato influenciando a variação dos diâmetros dos furos. Justifique a escolha do planejamento do seu ensaio experimental.
Soluções para a tarefa
Olá!
Primeiramente é importante entender o que é e como fazer um planejamento . O Planejamento de Experimentos é uma ferramenta usada no planejamento de experimentos no sentido de definir quais são os dados, em que condições e a quantidade que devem ser coletadas durante um determinado experimento. Satisfazendo dois objetivos: precisão estatística e o menor custo.
No delineamento existem três condições:
- UNIDADES AMOSTRAIS ESCOLHIDAS DE FORMA ALEATÓRIA;
- UNIDADES AMOSTRAIS INDEPENDENTES;
- NÚMERO DE UNIDADES AMOSTRAIS DEVE SER "SUFICIENTE".
O planejamento que poderia ser utilizado em questão é o delineamento em blocos casualizados. O experimento, no delineamento em blocos existem três princípios básicos: repetição, casualização e controle local.
Representado pelos blocos, os quais incluem todos os tratamentos, dentro de cada bloco os tratamentos são distribuídos aleatoriamente. Cada bloco deve ser o mais uniforme possível, porém os blocos podem ser diferentes entre eles.