O engenheiro geotécnico usa em suas análises de compactação os fundamentos básicos da mecânica dos solos. Ao se executar obras terrosas haverão movimentações de maciços solos e a adequada compactação dessas massas visa assegurar a estabilidade do terrapleno garantido recalques mínimos para a superestrutura. Considerando os métodos alternativos de compactação, a norma brasileira prescreve procedimentos que dependem da forma de manipulação da amostra de solo a ser ensaiada. Nesse contexto, indique a opção correta em relação a manipulação da amostra de solo a ser ensaiada. Alternativas: a) Sem reúso do material para obtenção resultados mais fiéis; requer maior quantidade de amostra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Sem reúso do material para obtenção de resultados mais fiéis; requer maior quantidade de amostra.
Explicação:
Realizar o ensaio de compactação com ou sem reuso?
Sem reuso exige-se maior quantidade de material, mas obtêm-se resultados mais confiáveis já que dependendo do tipo de solo pode ocorrer quebra de partículas com a recompactação do material (prejudicando os resultados). É o caso, por exemplo, de solos tropicais que possuem concreções lateríticas (óxido de ferro e alumínio muito intemperizados, ocorre reações químicas agregando-se e formando concreções).
Realizar o ensaio de compactação com secagem prévia?
É mais comum realizar ensaios com secagem prévia. No entanto, a pré-secagem pode influenciar nas propriedades dos solos e dificultar a sua homogeneização. Em alguns casos, dependendo da obra, recomenda-se executar o ensaio com a umidade natural.
Resposta:
A) Sem reúso do material para obtenção de resultados mais fiéis; requer maior quantidade de amostra.
Explicação:
AVA.