O encontro colonial com a alteridade produziu uma série de discussões que formaram um campo intelectual sobre a diferença e a sua relação com o ocidente. O conhecimento ensejado por esse encontro formou, entre os séculos xv e xix, a relação entre eu e outro. Considerando o debate nesse período, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Considerando a relação sobre o "eu" e o "outro" entre os séculos XV e XIX, a alternativa correta é a letra D. Por exemplo, é o que aparece na obra de Lévi Strauss. Ele estudou o tempo com a ideia de que, no momento da descoberta, os ocidentais veem apenas um reflexo de si mesmos nos outros (povos indígenas).
Relação entre "eu" e o "outro" entre os séculos XV e XIX
Porque este adversário era diferente deles, eles o viam como um reflexo falho, para:
- Viver;
- Pensar;
- Sentir;
- Agir como um europeu;
- Um bárbaro cuja cultura, religião, política e economia impõe contra os povos indígenas.
Alternativas:
a) O domínio e a exploração de sociedades não europeias ensejaram um conhecimento sobre a diferença como diversidade.
b) A discussão sobre diferença perpassa o debate sobre a origem da humanidade, compreendendo que tanto o eu quanto o outro pertenciam aos humanos.
c) O debate filosófico e científico sobre a alteridade destacava a diversidade nas formas de desenvolvimento político, cultural e social dos diferentes povos.
d) Classificações de barbárie, selvageria e primitivo foram utilizadas em relação aos povos não europeus a partir do critério de ausência em relação ao mundo ocidental.
e) A relação com a diferença no período de expansão colonial produziu diversas imagens que demonstravam preocupação em compreender as múltiplas formas de viver, pensar e agir.
Leia mais sobre ocidente em: https://brainly.com.br/tarefa/21048555
#SPJ4