O emprego de extratos vegetais na tentativa de proteger a pele contra o fotoenvelhecimento vem crescendo muito, uma vez que muitos destes extratos apresentam compostos com atividade fotoprotetora ou sinérgica em associação a filtros solares, além do alto potencial antioxidante. Souza e Campos (2013), em estudo conduzido com extrato de acerola, em emulsão O/A, avaliaram o potencial fotoprotetor e antioxidante da formulação. Na concentração utilizada, a acerola não apresentou FPS maior que 2 e foi confirmada atividade antioxidante na formulação.
A partir dos seus conhecimentos e com base nas possibilidades e necessidades de fotoproteção cutânea, considere as assertivas a seguir:
I - Com o valor de FPS obtido para a formulação, o extrato de acerola pode ser considerado uma substância fotoprotetora.
II - Uma associação do extrato de acerola com ativos fotoprotetores químicos poderá ser favorável na proteção da pele contra os danos induzidos pela radiação UV.
III - O uso de antioxidantes associados à formulações fotoprotetoras auxilia na diminuição dos efeitos causados pelas espécies reativas de oxigênio na pele.
IV - Substâncias ativas presentes nos vegetais podem ser empregadas para proporcionar uma fotoproteção cutânea mais ampla, tais como as vitaminas C e E.
V - Os antioxidantes somente devem ser empregados em formulações para peles que já apresentam sinais de estresse oxidativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A ANVISA regulariza os produtos fotoprotetores como de grau risco 2 e ainda estabelece uma lista de filtros permitidos para a utilização, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada.
Os protetores solares ou fotoprotetores são responsáveis por prevenir ou minimizar os efeitos prejudiciais da radiação solar na pele.
Essas espécies, que possuem principalmente compostos fenólicos, podem ser utilizadas em fotoprotetores por meio de extração.
A escolha de matérias-primas para fotoprotetores deve ser baseada na capacidade de absorção da luz UV em associação com uma atividade antioxidante.
Espero ter ajudado.
Respondido por
1
Resposta:
E) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Está certíssima, bb.
Perguntas interessantes