O empreendimento Carqueijo Artesanato nasceu de um sonho empreendedor, em 1997, a partir de uma atividade local, o artesanato. O negócio foi instituído pelo casal Isaias e Raimunda Nonata Sancho, era a realização de um sonho de várias gerações da família Sancho. Porém o aperfeiçoamento de todo o processo e a consolidação do negócio foram feitos por Gilmar Sancho, filho do casal. No processo inicial do negócio, muitas dificuldades se apresentaram, dentre elas o fato de Gilmar não ter conhecimento dos fundamentos básicos de um negócio, como administrar, como captar recursos, como lidar com as pessoas, dentre outros aspectos. Tudo era novidade. Gilmar aos poucos foi conhecendo as necessidades e buscou informações e assessoramento em um curso voltado ao Empreendedorismo. Esse exemplo tem como objetivo mostrar como o empreendedorismo pode transformar uma comunidade com dificuldades de sobrevivência e de geração de renda em uma comunidade produtiva, geradora de emprego e economicamente sustentável. O caso apresento está fundamentado nas abordagens teóricas de Empreendedorismo social e Economia Criativa. O empreendedor social apresenta o mesmo perfil do empreendedor corporativo, no entanto, o objetivo maior do empreendimento não é gerar lucro, mas, sim, benefícios para a sociedade, reduzir desigualdades sociais, educação e meio ambiente. Já a Economia Criativa engloba um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. Empreendimentos desenvolvidos na economia criativa estimulam a geração de renda, a criação de empregos, além de, promover inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano.*
Considerando o caso “Tecer para vencer com criatividade e empreendedorismo*”, observamos que existem aspectos relacionados a ação empreendedora, comportamentos empreendedores (CCE), criatividade, inovação, bem como sobre as possibilidades de desenvolvimento do potencial empreendedor.
A partir dessas considerações, escreva um texto de 5 a 10 linhas apresentando a sua visão a respeito da importância do desenvolvimento de comportamentos empreendedores, ações empreendedoras, assim como do potencial empreendedor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O empreendedorismo é uma força que move o indivíduo na busca por uma vida melhor e na realização de um sonho, no momento em que ele vislumbra oportunidades e encontra uma chance de deixar o seu legado no mundo.
Para tanto, é necessário que ele desenvolva comportamentos e habilidades que o conduzam ao sucesso, tais como a persistência, a resiliência, a vontade de inovar cada vez mais, a receptividade ao novo, a busca por novos desafios e, sobretudo, ter paixão pelo que faz.
Desse modo, ele conseguirá ter mais embasamento para realizar o seu sonho e, munido das ferramentas de gestão adequadas, poderá modificar não só a sua vida, como a de muitas pessoas que compartilharem do seu sonho.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás