O empreendedor ao optar por uma franquia pode aproveitar um modelo bem-sucedido e uma série de vantagens que uma rede de franquias pode proporcionar. No entanto, Baron e Shane (2007) apontam que há uma série de desvantagens de se assumir esse tipo de relação de negócio. Cite e explique duas desvantagens de ser um franqueado.
Soluções para a tarefa
Opções de Respostas Esperadas:
1) Royalties e taxas de franquia: os franqueados precisam pagar as taxas de franquia inicial, que geralmente são altas além de pagar royalties, que são calculados com base em um percentual das vendas brutas. O grande problema é que essas taxas devem ser pagas mesmo que o estabelecimento não seja rentável.
2) Padronização obrigatória: algumas franquias não permitem que os franqueados administrem suas empresas de forma que não a especificada pela franqueadora, podendo levar até mesmo a revogação da franquia.
3) Liberdade restrita com relação a compras e a linhas de produtos: os franqueados devem comprar seus suprimentos dos fornecedores indicados pelo franqueador, além de não terem liberdade para escolher os produtos que queiram vender.
4) Maus programas de treinamento: os franqueados pagam pelos treinamentos, no entanto muitos reclamam que os treinamentos que receberam não foram de qualidade.
Seguem duas desvantagens que podem ser encontradas dentro do modelo de negócio franquia:
1ª) o empreendedor não pode fazer alterações no modelo de negócio - isso significa que a oferta de produtos e/ou serviços e as ações de Marketing são determinadas pela empresa franqueadora.
Desse modo, o franqueado (empreendedor) não tem flexibilidade dentro do empreendimento que gerencia.
2ª) localização - na prática, o empreendedor pode sugerir um local para a abertura do empreendimento. No entanto, a decisão sobre a escolha do melhor ponto de venda é da franquia.
Aprenda mais sobre o tema franquia em:
https://brainly.com.br/tarefa/23744820
Sucesso em sua jornada!