Filosofia, perguntado por luangn, 8 meses atrás

O empirismo é uma corrente que tem em Aristóteles a sua gênese, mas que na Idade Moderna ganhou mais densidade com o filósofo britânico Francis Bacon. Em seu contexto, a filosofia empirista andava em simultâneo ao desenvolvimento da mentalidade liberal burguesa. No século XX, o pedagogo brasileiro Paulo Freire faz críticas ao empirismo como forma de ensino, caracterizando como algo que
Alternativas
Alternativa 1:
congrega um amplo dogmatismo racional.

Alternativa 2:
gera excesso de autonomia para educandos.

Alternativa 3:
mantem uma estrutura autoritária do educador.

Alternativa 4:
existe para apenas atender interesse de mercado.

Alternativa 5:
valoriza uma experiência sem crítica, simplesmente por propor um ensino integrativo e transversal.

Soluções para a tarefa

Respondido por kierascodelar
29

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

O Papel do professor

A responsabilidade do professor pode variar a depender de se priorizar ou não as experiências espontâneas, do sujeito em relação à organização artificial das situações de ensino. Ex : Palmatória

Aluno passivo

De fundamentação positivista, a teoria manteve a descrição mecanicista de homem, ser considerado passivo e cujo comportamento é totalmente explicável segundo um modelo simplista de causa e efeito, que faz lembrar o modelo científico da Física do século XIX, hoje abandonado até mesmo por esta ciência.

A prática docente sem reflexão  

Segundo Paulo Freire, a reflexão crítica sobre a prática é um momento fundamental na formação permanente dos professores. Apesar da busca de superação de práticas docentes tradicionais através da pedagogia pós-crítica ou relacional, a partir da década de 1990, o conservadorismo ainda é verificado no ensino brasileiro, principalmente na educação pública. Pode-se observar que as ações pedagógicas dos educadores de escolas públicas ainda caracterizam-se pelo tradicionalismo. Peculiaridades como o apego ao livro didático, ausência de problematização do conteúdo trabalhado, predomínio de aulas expositivas, falta de interação entre educador e educandos, currículo construído sem levar em conta a realidade dos educandos constituem algumas peculiaridades presentes nas salas de aula de escolas públicas.

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

O empirismo é uma corrente filosófica que defendia a ideia de que somente pelo que podemos testar e estudar pode ser considerado verdade. Por isso a opção correta é a alternativa 3.

Empirismo

Desde o inicio da filosofia muitos tentaram entender a maneira como o conhecimento do homem poderia ser provado como verdadeiro. Um desses movimentos é o que chamamos de ''empirismo'', onde eles defendiam a ideia de que somente o que pode ser provado e testado pelos sentidos pode ser considerado como algo verdadeiro.

Sabendo disso, grande parte dos empiristas falavam sobre uma estrutura autoritária do educador em relação ao aluno. Uma vez que possuíam um caráter positivista, isto é, podemos ter certeza do que podemos provar, era através do estudos que poderíamos ter certeza do que provamos.

Para saber mais sobre empirismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1674121

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes